sábado, 21 de maio de 2011

Ácido Retinóico Para Uma Pele Perfeita

Olá pessoas vaidosas. Hoje o assunto é dolorido, porém fantástico. Preste atenção em tudo, leia atentamente, fiquei duas horas escrevendo isso, então se liga, e tire os proveitos máximos. Vou começar com algumas perguntas para vocês leitores do Blog: Você queria ter em um só produto o melhor anti-idade e anti acne do mundo? Gostaria de ter uma pele sem manchas e com a oleosidade controlada? Se sua resposta foi sim, segue comigo a leitura nas maravilhas do ácido "mágico", e se sua resposta for não, leia também e procure depois um psiquiatra (sim, você é louco(a)).

Ácido Retinóico

O que é Ácido Retinóico?
Ácido retinóico ou tretinoína é a forma oxidada da vitamina A. É um dos compostos atuais mais utilizados contra os efeitos do envelhecimento precoce e tratamento da pele acneica. Promove a esfoliação e estimula a produção de colágeno, substância que é responsável pela firmeza da pele. Outra função atribuída é a de reorganizar as fibras elásticas danificadas pela exposição solar e ainda melhorar a irrigação da derme. Esse tratamento pode ser feito no rosto, pescoço, colo e mãos, em concentrações diferentes.

Milagres e Maravilhas:
O ácido retinóico (tretinoína) é um metabólico natural da vitamina A. É a vitamina A ácida, a principal forma da vitamina encontrada na pele. Seu efeito se dá sobre o DNA da célula, aumentando a capacidade de renovação da pele. O primeiro uso do ácido retinóico tópico foi para o tratamento da acne, com o tempo os pacientes relataram uma diminuição nas rugas, especialmente as mais finas, com o uso prolongado do medicamento.

Para entender melhor sua ação na acne, o ácido retinóico faz com que os queratinócitos no poro percam a coesão e soltem-sem uns dos outros à medida que atingem a camada córnea. Como as células ficam mais soltas, não ocorre hiperqueratose e não há obstrução do poro. Assim, não se formam microcomedões e a acne não consegue progredir. Além de ter ação comedolítica, o ácido retinóico também facilita a eliminação dos comedões preexistentes, porque aumenta a velocidade de proliferação celular da camada basal. A proliferação destas novas células, mais frouxas, empurra o comedão preexistente em direção ao poro, facilitando sua expulsão. Isto ocorre tanto para comedões abertos como para os fechados.

Já nos efeitos contra o envelhecimento, o ácido de uma maneira geral para facilitar nosso entendimento, promove uma compactação da camada córnea, a proliferação da camada espinhosa, uma diminuição da atipia celular e normalização do número e da atividade dos melanócitos. Atua também na derme promovendo o aumento do colágeno tipo VII, angiogênese, aumento a síntese de colágeno e diminuição da massa elastótica.

Figurinha carimbada nas prescrições dermatológicas nos quatro contos da Terra, o ácido retinoico tem propriedades excelentes: Suaviza rugas, melhora a qualidade do colágeno e aumenta a firmeza da pele, até hoje é considerado o melhor anti idade mesmo com todos os avanços na área da cosmética. Além disso, clareia e previne manchas escurecidas e melhora sua textura (Para saber mais sobre clareamento, sugiro que leiam: Hidroquinona Para Clarear a Pele de Verdade). Ele também controla a oleosidade e previne erupções de acne nas pessoas com tendência a espinhas como explicado nos parágrafos acima. Quem usa o ácido há algum tempo, quando faz peeling facial ou procedimentos como lasers rejuvenescedores, tem um efeito melhor, ou seja, ele também prepara a pele para receber tratamentos de maneira mais profunda e eficiente.

Ácido Retinóico

Dificuldades e Vontade de Desistir:
Até agora tudo parece lindo, e de fato é, com exceção a uma única parte: O início do tratamento. No começo a pele fica vermelha, descama, arde, fica sensível e seca, dá uma vontade de jogar tudo pro ar e passar o velho e bom creme de costume, PARAAAAAAAAA, não estou aqui escrevendo este post as três da madrugada para passar tempo (colabora). Como os resultados são no mínimo maravilhosos, essa primeira etapa é a hora da paciência e da vaidade falar mais alto em você, na verdade deixe sua vaidade GRITAR, será preciso.

Neste primeiro momento é de extrema importância seguir as regras, se não você desistirá mesmo, vou dar algumas dicas preciosas que você deverá sem dúvida alguma segui-las: A ideia é começar a passar o produto uma noite (jamais passa isso de manhã, nunca, nem pense, por favor) sim e duas noites não, faça isso por duas ou três semanas, depois comece a passar uma dia sim, outro não, por uma ou duas semanas, no segundo mês, passe todos os dias, podendo até dar um STOP um dia da semana, como se fosse uma "folga" a cútis, neste dia poderá passar um creme hidratante que não contenha outros ácidos na fórmula, opte por um hidratante facial leve, que não agrida sua pele. Uma das coisas MAIS importantes de tudo é não exagerar na dose, aplique uma camada fininha, o suficiente para cobrir toda a derme sem exageros, isso é uma das dicas de ouro e por fim comece a usar concentrações baixas do ativo, talvez 0,025 e depois de alguns meses 0,50 e só depois de uns seis meses tentar passar para o 1,00.

Minhas dicas adicionais nestes primeiros dois meses é usar um sabonete líquido para peles sensíveis, por mais que sua pele não seja, nem pense em usar esfoliantes físicos toda semana, talvez a cada 15 dias só mesmo para acelerar a pele morta a sair, não use nenhum outro cosmético que contenha ácidos, por mais que esses sejam de venda livre. Depois deste período tudo pode voltar a ser como era antes sem muitas limitações e até mesmo será possível fazer combinações de seus cosméticos preferidos mesmo usando o ácido. 

Se mesmo assim sua pele não suportar, continue passando uma noite sim e duas não, destaco a importância de não desistir, continue, nem que seja difícil para sua pele, se o produto não trouxesse tantos benefícios, nem valeria a pena, mas é o que há de melhor para pele desde 1930.

Ácido Retinóico

Onde Comprar?  
Você encontra o produto pronto ou manipulado somente nas farmácias, para ambos você irá precisar de uma receita de seu dermatologista, porém o produto pronto é vendido sem receita abafa. O mais famoso deles é o Vitanol-A, com concentrações diferentes em gel ou em creme, na versão gel ele arde, pois contém álcool, não indico nem para peles oleosas. Veja as concentrações do princípio ativo do produto:

Gel: Tretinoína á 0,10 mg - 0,25 mg - 0,50 mg
Creme: Tretinoína á  0,25 mg - 0,50 mg - 1,00 mg
OBS: Para cada uma dessas medidas do principio ativo, contém 1,00 mg de gel ou creme.

A bisnaga do Vitanol-A vem com 30 gramas e dura muito tempo, visando que você tem que passar uma fina camada no rosto. A versão em creme é bem mais fácil tanto de passar quanto de suportar os efeitos iniciais. Se sua pele é muito sensível opte por um que tenha uma concentração mais baixa de tretinoína, converse com seu dermato. Lembrando que o Vitanol-A é apenas uma das marcas que comercializam o produto, existem outras também de renome no mercado.

Ácido Retinóico

Ácido Retinóico Sem Filtro Solar é Suicídio:
O ácido retinóico deixa a pele sensível ao sol, causando manchas e outras coisas piores, isso pode ocorrer até mesmo em um único dia que você ficar sem protetor, você deve acordar e imediatamente lavar o rosto com sabonete adequado para sua pele, removendo todo o produto e logo em seguida aplicando o FPS, reaplique pelo menos depois do almoço (passar filtro solar de 2 em 2 horas é um mito, como já disse alguns dermatologistas, ninguém tem paciência e nem tempo, é utopia). E mesmo assim evite tomar sol, se for curtir a praia, suspenda o uso uns 5 dias antes e durante as férias e mesmo assim abuse do filtro solar. Na verdade filtro solar é para passar todos os dias, passando ácido ou não, proteção solar é a melhor maneira de evitar o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Não precisa ter medo, é só aplicar o bloqueador solar e problema resolvido.

Um detalhe muito importante: Quando for passar o ácido retinóico, lave o rosto, e passe pelo menos 30 minutos antes de dormir (se não quem vai ficar sem espinhas e sem rugas será seu travesseiro). Evite a exposição as lâmpadas, apenas evite, não precisa apagar a luzes da casa e virar um morcego, a luz das telas do computador (telas LCD) não emitem raio ultra violeta, e são seguros. Lavar o rosto de manhã e passar o filtro solar é o passo mais importante para usar a tretinoína, é indispensável. Deve haver uma disciplina sua, é como escovar os dentes. 

Todo Mundo Pode Usar?
Não, grávidas e lactantes ele é contra indicado. Então mamães, esqueçam por hora este ácido e busque outros tratamentos. 

Considerações finais:
Hoje o Ácido Retinóico é considerado o melhor rejuvenescedor, sem sombra de dúvidas. Consulte seu dermatologista, e como eu sei que tem gente que vai comprar na farmácia sem orientação de um profissional, eu peço que siga todas as instruções para evitar danos. Se vale a pena? Na verdade ele é o único que vale 101% a pena, as acnes podem piorar no primeiro mês, tendo melhoras já a partir do segundo mês de uso, a diminuição dos cravos já se dá nas primeiras semanas, e o desaparecimento das rugas e manchas ficam evidentes do quinto ao sexto mês em diante. O preço varia de R$ 15,00 á R$ 35,00 (gostou do preço né?). Corra em seu dermato e arrase com um rosto vibrante, com menos imperfeições, mais firme, liso, livre de acnes e mais claro!

Fontes de apoio principais:

481 comentários :

  1. Amei o post, super esclarecedor.
    Assim que encontrar um dermato descente vou começar a usar.

    ResponderExcluir
  2. Valeuw Paulyene! Vale cada sofrimento (e olha que sofre muito)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei, mas tô com medo de usar! Ele descama só no primeiro mês? Todos os meus produtos para o rosto contém ácido, vou ter que suspender tudo? (Menos o protetor) Sério, tô com muito medo, haha.

    ResponderExcluir
  5. Calma, todos tem ácidos? Olha, melhor procurar seu dermato! Beijos! PS: Não adianta fazer loucuras, fora as que são necessárias!

    ResponderExcluir
  6. Amei o poste ! muito esclarecedor .Edu parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Estou para fazer um tratamento de estrias com o uso de Ácido Retinóico, e o dermaroller (aparelho para estimulo de colágeno)por isso, tenho dúvidas se poderei comprar esse produto e usa-lo neste ano nos glúteos, farei a proteção com FPS, mas gostaria de saber se dá certo.

    ResponderExcluir
  8. Somente um médico poderá te dar uma resposta segura!

    ResponderExcluir
  9. EDu voltei aki pq minha dermato entrou de feria , vc acha que compro o vitanol a , mesmo sem receita
    ?
    beijinhos amado!

    ResponderExcluir
  10. Depende da farmácia, e me parece que principalmente do estado, o pessoal do Rio tem me dito que é extremamente complicado comprar sem receita... depende.

    ResponderExcluir
  11. Você saberia me dizer se posso usar o vitanol-A alternando com o Blancy?
    Obrigada,
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Não vejo problema, mas para te responder, só memso seu dermatologista!

    ResponderExcluir
  13. Eu não consigo usar isso, já tentei, mas não tem jeito!

    ResponderExcluir
  14. Faltou abrir um parentese, quem tem pele sensível e cheia de vasinhos aparentes o acido retinoico pode piorar o problema dos vasinhos (infelizmente por sinal).
    Adorei seu blog é útil e divertido!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. adorei o blog.uso a tres meses e recomendo!!!!!

    ResponderExcluir
  16. COMECEI A USAR O VITANOL A E MINHA PELE ESTA ARDENDO,VERMELHA ATÉ ENTÃO NEM UMA NOVIDADE,A PERGUNTA É:QUANTO TEMPO FICA ESSA ARDÊNCIA E VERMELHIDÃO?
    VALEU,ATÉ AGORA SEU POST FOI MUIO ESCLARECEDOR.

    ResponderExcluir
  17. Joyce, sinceramente falando, usei durante 7 meses, nunca parou de maneira eficaz a descamação, minha pele se tornou bem mais seca, e até mesmo enrugada, não me adaptei. E olha q só usei sabonetes hidratantes para peles secas e cremes caros para peles desidratadas e sensíveis, intercalava, fiz de tu, não deu!

    ResponderExcluir
  18. Oi Edu, Ácido Retinóico = Muita Paciência! Mas pode ter ctz que os resultados são garantidos e muito satisfatórios.
    Eu uso a mais ou menos cinco anos e no começo sofri horrores, vermelhidão e descamação intensa, mas fui teimosa e persisti, e digo não existe nada melhor em se tratando em rejuvenescimento da pele do que o retinóico!
    Adorei seu post, pena que vc desistiu! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Fanny, penso em voltar, mas eu tentei tantos meses, fiz de tudo... Que marca vc usa? Como vc usa? Concentração?

      Excluir
    2. Dudu,
      Vou tentar de novo (já postei aqui 3 vezes e nada, hahaha).
      Sua pele é muito jovem para receber ácido retinóico diariamente. A indicação diária é para casos de acne e em concentração mais baixa para evitar irritação. Concentração moderada com efeito anti-envelhecimento promove descamação; se a pele é jovem já descama naturalmente, então os efeitos colaterais são mais chatos e a pele acaba parecendo mais velha (só parecendo) porque descama além da conta e fica ressecada. Eu uso 3 vezes por semana, alternando com Demelan e pela manhã uso Retinol e ainda assim uma noite por semana só faço hidratação, não uso ácido nenhum. Tratamento anti-envelhecimento requer delicadeza, se a pele for agredida responde com manchas e ressecamento. Acho que para você o ideal é usar uma ou duas vezes por semana, vai funcionar como um minipeeling continuado. Nas outras noites você usa outro creme, tipo os com ácido glicólico ou azelaico. Nos finais de semana, quando estou em casa de bobeira, uso jatos e jatos de água termal. Beijos

      Excluir
  19. Dudu,
    (Você não tem cara de Edu, só tem cara de Dudu, hhehehe)
    Você tem a pele muito jovem para usar diariamente ácido retinóico com intenção de prevenção de sinais. Se for por acne, tudo bem, e em concentração mais baixa. Mas para prevenção de sinais (e tratamento também) o ideal é fazer esquemas alternados, tipo usar 2 ou 3 vezes por semana o ácido retinóico, 3 ou 4 vezes um creme com ácido glicólico ou azelaico e uma vez por semana deixar a pele descansar de ácidos usando só um bom hidratante.
    Eu uso o ácido retinóico alternando com o Demelan (similar ao Klassis, ambos excelentes). Uma vez por semana passo a noite sem nada de ácido, uso só hidratação (com óleo de argan) e nos finais de semana, quando passo o dia quase todo em casa, borrifo água termal como se não houvesse amanhã, ou seja, uso o ácido retinóico 3 vezes por semana. Pela manhã uso Retin OX WF, diariamente, porque ele mantem meu rosto hidratado. Acho que para você o ideal é usar o ácido retinóico só duas vezes por semana. Você vai se impressionar com a ação. É porque como sua pele já descama naturalmente em razão da pouca idade, se ficar forçando descamação a pele vai irritar sem necessidade. Quando você passar dos 30, aí aumenta para 3 ou 4 vezes por semana, ou até todos os dias, de acordo com a condição da pele. Beijo! Meire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Meire, kkkk, a maioria das pessoas me chamam de Dudu mesmo, mas prefiro Edu, nem sei o pq.

      Meire, as vezes seu cometário não aparece pq agora está sendo moderado, pois tem uns filhos da P fazendo propaganda barata em meus post.

      Eu voltei a usar A.R já a muito tempo, uso uns 3 dias e descanso uns 2, tá dando tudo quase certo, mas irei sim fazer o que vc me falou, estou com ácido Glicólico á 15% aqui em casa, ai penso usá-lo todo dia e freiar novamente o A.R e assim que terminar voltar com ele e dessa vez voltar para nunca mais parar, eu hidrato meu rosto todos os dias de manhã e depois filtro solar, de noite já varia, mais quando disse que está tudo QUASE 100%, é pq ando passando após a limpeza um hidratante leve, e depois o A.R á 1% (máxima concentração, dessa maneira a descamação tem sido mais lenta, ardência quase que inexistente e vermelhidão sumiu total, mas vou sim fazer o que vc falou, na verdade já tem várias coisas novas sobre A.R que eu quero falar, e terá que ter o post nº 2 sobre o tema, e querendo ou não, minha pele já está meio que acostumando de forma mega lenta a essas agressões, mas tem que saber usar, talvez usar concentração de 0,5 diariamente com descanso de um ou 2 dias seja melhor ainda, ou não? O que vc acha Meire? Que filtro tem usado? Limpador? Esfoliante? hidratante facial? KKKKK Me conta tudo! E depois me passa por DM seu MSN para gente fofocar! beijos, adoro seu trabalho e te acho naturalmente engraçada, já te disse isso!

      Excluir
    2. Dudu,
      A 0,5 tá bom demais pra você e olhe lá se o melhor não seria 0,25 (melhor ver com seu dermato). A concentração mais alta é usada em pessoas com fotoenvelhecimento estabelecido e também para pessoas de pele negra com melasma, ou então pessoas com mais de 40 anos. De protetor solar eu uso o Bioré Milk (japonês, o mais matificante de todos) no rosto e o rosa no pescoço (mais emoliente) e para o corpo uso só proteção física (roupas, sombrinhas) e para evitar deficiência de vitamina D, uso gotinha oral uma dose por semana (tomo aos sábados). E limpador uso o Purenavi ou o Shiseido Perfect Oil para o primeiro passo e para o segundo passo uso o Naive Deep Cleansing ou o Eucerin gel de limpeza (depende de como tá minha pele). Não uso esfoliante facial, acho uma agressão muito grande. E d hidratante uso pela manhã o Eucerin Clareador e o Retin OX, a noite uso óleo de argan (o Dry da Kiehl's), que hidrata sem deixar a pele oleosa, porque o óleo é absorvido e reduz a produção do óleo natural da pele. E a noite alterno Vitanol com Demelan. Um dia por semana não uso nada, passo o dia jateando a cara com água termal, hahaha. Beijo! Meire

      Excluir
    3. Meire, se eu usar isso tudo de dia minha pele meleca, eu tbm uso o Bioré, o clareador da eucerin já acho bem oleosinho, e ainda vc passa o Retin OX e depois o filtro.. Talvez a maquiagem juntamente com o filtro te ajude. De limpador uso o Bioré ou o Purenavi, já como limpador comum é variado de mais... QUal marca de tretinoína vc tem usado?

      Excluir
    4. Dudu,
      Eu uso o Vitanol em creme. O gel irrita muito minha pele. Beijo!

      Excluir
    5. Legal, mais uma vez obrigado pela ajuda Meire, valeuw mesmo, beijão.

      Excluir
  20. Para quem procura um tratamento mais leve, as microesponjas de retinol em cremes manipulados são uma boa alternativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, para te responder com toda certeza procure um dermatologista! ABraços

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho umas manchas de melasma que surgiram a uns 02 anos será que dá uma amenizada? são pequenas mas como já sou feinho, manchado não rola né ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converse com seu médico Denys, talvez exista formulas muito mais avançadas para esse problema em especifico! Abraços!

      Excluir
  23. Gostaria de saber se vitacid gel é o mesmo ácido retinóico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rose, a mesma coisa, só muda o nome comercial de acordo com o laboratório.

      Excluir
    2. Eu já usei e recomendo, a muitos anos atrás eu fiquei com mnchas da gravidez, usei durante 3 meses, as machas sumiram todas, hoje pretendo usar por causa das rugas, no início é normal a ardência e vermelhidão, mas depois passa, o interessante é q quando vc toma um banho demorado vc sente a pele soltando. da uma sensação muito boa de troca de pele.
      Lizza.

      Excluir
  24. Edu, qual concentração vc usou? Será que a mais fraca funciona tb, msm em uma pele com sardas? Alguém já usou??? bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converse com seu dermato sobre a concentração! Abraços.

      Excluir
  25. Ola .. Adorei as informações contidas aqui
    Olha eu sempre tive problemas com manchinhas de pele
    porem depois que comecei a fazer academia e usando um produto chamado CREATINA
    meu rosto acabou saindo espinhas ativas coisa que a anos eu não possuia
    Ja fiz peeling , usei alguns remedios porem nada resolveu
    Gostei desse acido informado no seu artigo
    então posso comprar o produto pronto sem receita medica?

    ResponderExcluir
  26. Comecei a usar a cinco dias,meu rosto está terrivel!!!Vermelho,descascando e ardendo muito.Minha dermato mandou eu lavar antes e depois do uso com effaclar gel,e usar a base protetor episol.To até pensando em desistir pois arde muito.
    Será que se eu alternar os dias de uso vai melhorar minha pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff, ela mandou vc usar episol e ainda com o uso de tretinoína, oi ai! Fala sério!

      Excluir
  27. Bom,primeiro quero dizer que amei este BLOG...
    Estou usando o vitanol A há 2 noites minha pele já apresenta sinais de descamação,já usei klassis,serum pigment control biomedic entre outros e nada! as manchas estão gritando aqui bem na minha face!!!!
    VITANOL A é minha esperança,quero viver sem medo de cara lavada.

    ResponderExcluir
  28. Posso usar este produto à noite e o Redermic de dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem nenhum problema, a única coisa é que alguns cremes passam a arder na pele pois a tretinoína sensibiliza ao extrema a derme!

      Excluir
  29. oi Edu, estou usando vitanol a 6 dias no rosto gostaria de saber se é normal quando passo o vitanol arder um pouco mais ja passa, e quando lavo com sabonete e passo o protetor acontece o mesmo.Gostaria de saber tbm se tem que hidratar a pele! Me ajude pois estou usando por conta...pois estou sem grana!Tenho a pele oleosa e estou usando vitanol creme 0,025 pois fiquei com medo de usar o gel e arder muito,e o sabonete da granado e o protetor da sundown facial 50.por favor me tire essas duvidas !ah o epsol é bom....que marca vc usa!me ajude obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua filtro solar com vitanol pode sim arder, geralmente os filtros da ROC não ardem, a linha episol é uma das que mais ardem quando se esta usando vitanol, os filtros solares da Ada Tina também são maravilhosos para este sentido! O sabonete sugiro que compre um para peles sensíveis e secas nos primeiros meses, tem várias dicas aqui no Blog. Separe pelo menos dois dias da semana para dar uma folga e usar um hidratante leve e que tenha boa tolerância em peles sensibilizadas! Pode também passar um hidratante facial antes de passar o vitanol, é uma boa para ameniza-lo e ao mesmo tempo hidratar!

      Excluir
  30. oi é a lua de novo nao faz mal dar uma folga ja que so faz 6 dias que estou usando...NAO faz mal hidratar a pele antes de passar o vitanol,passo o hidratante uma meia hora antes de aplicar a pomada ou hidrato e ja passo,vc poderia me passar o nome de um hidratante facial bom que nao seja tão caro,pois nao to podendo ah me passa tbm o nome do sabonete...Outra duvida é que dizem que tem que usar a primeira bisnaga sem dar pausa....me desculpe por te amolar com as minhas duvidas é que são tantas! Não se esqueça de passar os nomes para mim, pois realmente não entendo quase nada sobre isso...

    ResponderExcluir
  31. Edu eu nao corro o risco de manchar a minha pele passando o vitanol a com um hidratante! Se não qual o nome do hidratante que devo usar...help!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua, não gosto de passar uma especie de receita para meus leitores, afinal não sou dermato, essa de ter que passar a primeira sem parar é lenda! Mas vou te indicar uns bem baratinhos, compre o sabonete em barra cetaphil peles sensíveis e o Creme Hidratante Facial Calmance Roc Pele Sensível OU TOLERIANE CREME da La roche OU Tolérance da Avène. Passe o hidratante, espere uns 10 minutinhos e passe uma quantidade pequena do vitanol em toda a face sem fazer muita massagem!

      Excluir
  32. Edu muito obrigado pela sua atenção! Ja fiz perguntas a outras pessoas que nem se deram o trabalho de responder... por isso lhe agradeço desde já.obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Edu, que coisa maravilhosa este blog, esta semana fiz uma aplicação de A.R num dermato , o preço bem mais caro que uma bisnaga, não ardeu mto, mas está ardendo, não resisti e depois de ler seu post comprei o de 0,1% creme, estou super ansiosa p/ chegar....vi uns comentários q está concentração pode ser mto forte, mas sou negra e tenho várias manchas de espinhas, e uns pequenos melasmas (pontinhos) que tendem a aumentar, pois minha mãe tem e ele vira uma mancha horrenda, sem contar que sempre estou c/ espinhas monstruosas no rosto, então talvez esta seja uma boa concentração p/ mim......estou pensando em adquirir a linha 3 passos da Clinique, já tem um tempo que estou namorando, mas o dinheiro ainda esta apertado, vc acha que há problemas em usar o A.R com esta linha, visto que o tônico funciona como uma especie de esfoliação??

    Xau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os problemas do mundo Analé, não indico de forma alguma usar o tonico e o ácido, até mesmo pq vc não vai aguentar, arde como fogo o uso combinado e vai estragar sua pele!

      Excluir
  34. oi Edu é a lua, estou usando o vitanol a 10 dias e não sinto mais arder o rosto e esta descamando pouco e por partes.Estou usando o 0,25 gostaria de saber se é assim mesmo ou a dosagem esta sendo baixa para mim.Já que como te disse minha pele é oleosa mais preferi comprar em creme.Estou usando todos os dias e sem aplicar nenhum hidratante já que não vi necessidade.ah minha pele ta bem brilhosa como se tivesse passado um verniz...é normal!

    ResponderExcluir
  35. gostaria de saber se tem necessidade de eu comprar um protetor para pele oleosa.Estou usando o da roc fps 60.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre o filtro solar que melhor se adere a sua pele, um filtro que você goste! A concentração esta ótima, tem que ser em creme mesmo, cada um reage de uma maneira, não se preocupe. Infelizmente quem usa ácido retinoico tende a ter nos primeiros meses uma pele mais esticada e fina, pareca e tudo que coloca nela brilha mais que o normal, é como se a pele ganhasse um poder extra de refletir luz, parecendo um refletor, isso é triste, então procure por cremes mais opacos, que prometam efeito matte, mas cuidado, existe muito engano no mercado, um filtro solar que é mais seco e sem brilho é o ADA TINA MATTE FPS 50 protetor matificante para peles oleosas, ele não arde, é leve e ainda tem água termal! AQUI ELE: http://www.kutiz.com.br/Normalize-Matte-FPS-50-455.aspx/p

      Excluir
  36. Olha pessoal, uma reportagem bem interessante sobre o referido ácido: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1009373-usado-para-tratar-rugas-acido-retinoico-pode-envelhecer-a-pele.shtml

    ResponderExcluir
  37. Olá Edu,

    Minha dermato me prescreveu a seguinte formula: tretinoína - 0,03%,hidroquinona-3%, alfa-bisabolol-2%.Ela pediu para eu usar 3x na semana alternando com meu hidratante da Biotherm. Vc. acha muito agressivo ? Estou com medo de usar... tenho 36 anos, pele oleosa com poros dilatados. Atualmente lavo com effaclar, tonifico com éclat da lancome,depois génifique serum, hidratante da biotherm e filtro solar ada tina normalize pore de 50fps e à noite os mesmos passos da manhã, só que troco o génifique serum pelo visionnaite, nos olhos génifique olhos.

    Grata,

    ResponderExcluir
  38. Rayhana, espero que dê certo, a fórmula é um bom despigmentante!

    ResponderExcluir
  39. Edu,

    Então acho que não vou manipular...não tenho manchas, estranho né ?

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não tem manchas? kkk Nossa, não entendo os dermatos. #Fail

      Excluir
  40. Olá, Edu. Veja se consegue tirar uma dúvida minha:
    Há uns tempos atrás eu tive consultas no dermatologista pois estava com muitas acnes... Na verdade sempre tive tendência em tê-las, mas na época estavam aparecendo muitas. Ele me receitou o ácido retinóico em forma de gel para que eu mandasse fazer em uma farmácia de manipulaçao. Mas lembro que na receita, o gel era composto pelo AR e mais uma ou duas substancias. Só que nao lembro, e agora estou voltando a tê-las e queria fazer novamente esse gel.
    Aí fica a dúvida: voce sabe qual substancia geralmente é receitada junto com o AR para fazer o gel? Ele pode ser usado sozinho também ?

    Obrigado pela atençao!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. xBRUNOx, não sei te responder, porém existem o gel já pronto como o Vitanol A, mas NUNCA indico o gel para ninguém, nem mesmo para peles que babam óleo!

      Excluir
  41. Edu fiz uso do acido retinoico 0,5% gel e apliquei durante a noite, uma noite apenas, cerca de 6 horas , resultado, ressecamento, escamação , vermelhidão, porém uma mancha mas escura, quase roxa no queixo apareceu. achei todos os sintomas normais, menos essa mancha mais evidente, faz 3 dias suspendi o uso. e to usando um hidratante com vitamina E. e muito protetor solar fator 50. ..a mancha escura no queixo, pode ser normal do acido? saira mesmo se eu continuar o uso do retinoico. seria 1x por semana a manipulação.

    ResponderExcluir
  42. Nunca ouvi falar em manchas surgirem pelo uso dele, a não ser que a pessoa aplicou e se expôs ao sol sem devida proteção! procure um profissional! Boa sorte Bruno!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. edu notei hoje ao acorda que essa mancha agora esta mas como pele ressecada, tipo necrose , mas nao chega a tanto, talvez explique a cor escura, noto que essa regiao vai sofrer uma escamação diferente das demais, surgindo uma pele nova, a anvisa autoriza uso de 0,3% para venda. eu consegui 0,5%. quanto ao sol, eu to protegido. ate o brilho do note foi cortado. acho que o acido acabou se transformando num peeling profundo, pelo menos na regiao do queixo, mas sensivel. vo espera os proximos dias, pra ve o aspecto.

      Excluir
    2. Hidrate sempre, de manhã e de noite. Mesmo que você passe o ácido depois do hidratante, falhe alguns dias da semana e só use a tretinoína em versão creme e nunca gel!

      Excluir
  43. Ola, adorei o post! comesei a usar, inicialmente não senti nenhuma reação, será que posso usar todas as noites, usso no entuido de amenisar marcas de espinhas, conseguirei o resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte Leonardo! Releia o texto para melhor se informar! Abraços.

      Excluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. adorei esse espaço aqui. boa tarde, estou querendo usar o vitanol A, tenho 43 anos e sou muito branca, quero usar mas para amenizar algumas ruguinhas. minha pergunta é: posso usar em baixo dos olhos, onde ficam aquelas orlheiras chatinhas, e qual vc me indicaria por primeiro, o gel ou o creme. bjss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre creme, pode passar nos olhos sim Catia, sempre passei e todo mundo que conheço passa!

      Excluir
  46. Mto bom seu post....Tenho uma dúvida, estava fazendo peeling (se não me engano o ácido usado era o tricloroacético, escamava horrores, camadas grossas) e depois q descamava toda pele, usava e estou usando o ácido glicólico em casa mesmo, recomendado pela minha dermatologista, vc sabe me dizer qual é a diferença entre o ac retinóico e o ac glicólico? Vou parar de fazer peeling no consultório, por causa do verão, mas vou continuar apenas esse mês com o ac glicólico, meu objetivo é remover manchas de sol, q agora estão mais fracas, se puder me ajuar, ficarei bem feliz =)
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, existe também um texto aqui no Blog falando sobre o AC. Glicólico! Talvez isso lhe ajude, mas eles são bem diferentes, posso lhe garantir!

      Excluir
  47. Olá Edu, minha dermatologista de passou derm aha e depois passar o vitacid creme...está ardendo muitoooo, já estou usando a 2 semanas e o resultado é 1000, agora descama, arde e fica vermelhaaaa, vou alternar como vc sugeriu. seu blog é ótimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andrea, espero que dê tudo certo, venha e nos conte tudo depois.

      Excluir
  48. Oi Edú! Seu Blog é demais, amei!!!! Sério!!! :) Parabéns pelo trabalho.
    Comprei o Vitanol Gel a 0,01% (o mais fraco) e uso atualmente o sabonete Effaclar e Protetor da Adcos fps 40..
    Tô querendo começar a usar o Vitanol amanhã. Você me recomenda que eu use hidratante antes do gel, por ser muito agressivo?? (eu não sabia que o gel era tão agressivo..)
    Brigadinha!! Bjs!

    ResponderExcluir
  49. O gel geralmentente craquela em contatos com outros cremes, mas se achar uma dupla que dê certo, eu indico sim!

    ResponderExcluir
  50. Ah, beleza, vou tentar achar...
    Brigadaum por responder!!! :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  51. o véi.. noss q massa vc novinho ja usa e entende desse mundo cosméticos.. ai respeitei hein.. eu tenho 30 mas parece q tenho beem menos por causa do corpo e rosto.. mas sempre curti essas paradas de cosméticos e tal... as vezes fico com vontade de encomendar uns produtos de revistas das amigas mas da uma vergonha basica pq dai ja olham pra mim e falam.. vc usa isso? kk.. é um saco.. essa sociedade machista onde os caras preferem ficar acabados e feios do q se cuidarem... ser metrosex.. nao significa ser gay.. longe disso..
    amanha vou atras do vitanol na farmacia.. se eu nao achar tem outras marcas baseadas no a.r?

    ResponderExcluir
  52. fazem dois dias que comecei o tatamento.isso doi mesmo! Sigo as instruções corretas,mas o problema eh quando passo protetor "meu rosto fica muito olhoso"teria alguma marca para me indicarem....?atualmente eu uso sun max fps60

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bioré Milk, Roc Oil Control, Ada Tina Matte, o Bioré é sem dúvida o mais seco e matificante! Leia minha resenha antes de comprá-lo!

      Excluir
  53. cara.. comprei e estou usando .. ja no ttereiro dia e NADA de ardencia.. nada de vermelho.. e nada de descamaçao.. acredito q minha pele ja ta meio acostumada com essas coisas.. ate pq fiz 3 sessoes de peeling de cristal a alguns meses atras.. mas o fato de nao descamar.. significa q nao vai ter em mim aqueles bons efeittos q vc descreveu na resenha?.. ou vai? oO

    ResponderExcluir
  54. Respostas
    1. Vai, tem uma amiga minha que também não descama, e nem vermelho fica, e ela nunca usou nada forte e é bem branquinha, a única coisa que as vezes acontece é a pele dela ficar levemente ressecada! Sorte a sua!!!

      Excluir
  55. oi adorei suas explicações olha tenho uma duvida cruel. Uso o vitanol A 0,05 em gel pq minha pele é muito oleosa e vou pro serviço todo dia no sol so q passo muito filtro folar e forte da episol.Arde quando passo o vitanol quando lavo e mais ainda quando passo o episol fator 45 bigel passo direto de duas em duas horas mesmo em casa por conta das luzes artificiais.A pergunta é mesmo eu passando o filtro solar diariamente tenho riscos de manchar minha pele? ou não? hehe obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem Jéssica, mas menina, como vc conssegue usar vitanol e depois passar filtros solares da Mantecorp? KK Ardem de mais, são bastantes intolerantes a pele sensível! Mas tudo bem, com essa rotina vc certamente não irá manchar!

      Excluir
  56. Otima explicação Edu! Parabeens pelo blog, perfeito! Uso acido retinoico a um mes, to usando o vitacid e a minha duvida é a seguinte; posso usar esfoliante durante o tratamento? e qual vc indica? Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, ainda mais para retirar a pele morta e descamação, use um mais leve, porém que tenha uma boa força abrasiva.

      Excluir
  57. adoreiiiiiii.... tudo muito bem explicado, ja tem um tempo que eu uso o acido, e eh o melhor que ja vi, vc nota a diferenca quase que de imediato, eh realmente o 8º maravilha do mundo.... obrigado e tudo de bom...

    ResponderExcluir
  58. Edu... comecei a usar ácido retinoico a 01 semana... estou sentindo minha pele mais limpa, Apesar que ardi muito e começou a descamar bastante...Tentando ser forte e não desistir...rsrsrs
    Tbem estou usando hidroquinona... gostei bastante.
    ***********ME TIRA UMA DÚVIDA??
    Por quanto Tempo(minutos) devo ficar com o ácido retinoico no rosto?.
    Adorei essa página, tem Facebook p curti?rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica! você deve passar o ácido de noite e só retirar no outro dia de manhã! Temos uma página sim! Segue o link: http://www.facebook.com/VaidadeDerme Um grande abraço.

      Excluir
  59. Oi, Edu, tudo bom? E aí? Gostando dos resultados do ácido? Estou querendo me jogar, mas estou dando um tempo, por que eu estava usando hidroquinona e achei que clareou demais e blá blá blá. Enfim, me explica uma coisa, o que é ''dupla limpeza'', heim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso vai te ajudar: http://www.stash.com.br/2011/09/06/double-cleansing/

      Excluir
  60. Obrigada, Edu!
    Curtindo sua página, beeijo (;

    ResponderExcluir
  61. Edu onde vc conseguiu acido glicolico a 15%?Que marca?Ou é manipulado?

    ResponderExcluir
  62. Edu onde vc conseguiu acido glicolico a 15%?Que marca?Ou é manipulado?

    ResponderExcluir
  63. Olá Edu! Parabéns pelo Blog. Sabe...eu usava Vitanol A, mas dei uma parada porque apareceram manchas (tipo melasma) no meu rosto. Dos dois lados. Devo ter esquecido do protetor algumas vezes,tenho quase que certeza que as manchas foram provocadas pelo sol na pele sensibilizada pelo uso da tretinoina. E agora? Acho o Vitanol A muito bom, mas estou com medo de continuar com o uso do produto e as manchas escurecerem mais. O que faço? Insisto com o Vitanol A sobre as manchas ou trato as manchas com outro produto? Eu usava a versão creme e achava que meu rosto descamava pouco...mudei para o Gel, por ser mais forte, foi quando as manchas apareceram. Qual seria sua opinião? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosário, obrigado pelo carinho, que bom que gostou do Vaidade Derme, bem, diante desse seu problema, minha indicação é justamente que procure um bom profissional, manchas é coisas séria e difícil de tratar, é necessário investigar o que houve, as causas e etc. Rosário, usar tretinoína e esquecer as vezes do filtro solar como vc disse é um risco muito sério. Não pode ser assim, deve se manter uma postura quando se faz esse tipo de tratamento tão invasivo. Espero que resolva logo essa questão! Um abraço grande, se cuida.

      Excluir
    2. Obrigada Edu...Iniciei um tratamento com Klassis agora.Espero que resolva!Abraço!

      Excluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Edu, você usa o Vitanol de qual dosagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso duas vezes por dia o Vitanol de 0,01% em gel. O efeito é incrível, fica parecendo pele de bebê! Da próxima vez vou comprar o de 0,05%. Quero ficar com a pele perfeita! Rs

      Excluir
  66. Edu, vou começar a usar o Vitanol 0.025% creme na próxima segunda. Me ocorreu uma dúvida: no post você orienta não esfoliar a pele durante o uso e em um comentário você diz que é aconselhável por remover as células mortas. Eu uso (e adoro) o esfoliante da Renew clinical (aquele microabrasivo). Não acho que ele agrida muito a pele. Será que poderei continuar minha esfoliação semanal com esse esfoliante? Muito obrigado como sempre! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quando sua pele estiver mais tranquila e vc notar que tem muita pele morta pelo uso da tretinoína, ai vc esfolia para sair logo e forçar a pele a se renovar!

      Excluir
  67. Aliás, concomitantemente ao Vitanol, você usa outros produtos, tipo hidratantes, tônicos, anti-idade? É por que eu uso o tri-activ normaderm e queria saber se posso alternar com o Vitanol. Tipo Vitanol um dia e dois dias do Hidratante. Uso também o tônico energezing da neutrogena, contém álcool, portanto devo estacioná-lo? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que sua pele aguentar, eu uso muita coisa, mas acabo mudando muito de rotina!

      Excluir
  68. Eu estava passando o vitanol A na versão gel na minha barriga, pois eu tinha muitas manchas de pelos encravados. Bom, até aí tudo bem, as manchas sumiram, mas agora a pele da minha barriga está escura! Não sei se o erro foi eu ter passado em toda a região da barriga com manchas, e não apenas nas manchas, entende? O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um dermato marcela, não sei como proceder neste caso!

      Excluir
  69. O uso de vitanol 0,1 creme alternado com Bepantol que tem vitamina B5 e indicado ?

    ResponderExcluir
  70. O uso de vitanol 0,1 creme alternado com Bepantol que tem vitamina B5 e indicado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa, eu mesmo já fiz isso, mas hoje prefiro usar o 0,025 em creme!

      Excluir
  71. Olha vou resumir um pouco minha historia... assim quando eu tinha uns 12 pra 13 anos minhas espinhas começaram a surgir, e nunca gostei... sempre fui as farmacias manipuladas ou sempre perguntando para as pessoas o que era bom usar no rosto para desaparecer com as espinhas, e as pessoas sempre falavam e nas farmacias eles me passavam uma pomada ou um gel pra passar anoite e dormir... ta as minhas espinhas até q diminuiram um pouco, mais se quando eu dava uma pausa nos remedios elas sempre voltavam e pior. ai com 15 anos fui a dermatologista e ela me passou pra fazer o tratamento com o ROACUTAN e no primeiro ate o 3 mes meu rosto ficou completamente HORRIVEL ficou gritante... tinha espinha por todo meu rosto e uma cima da outra, nao tinha nem mais espaço pra tanta espinha... ta do 4 mes foi melhorando e terminei meu tratamento completando 8 meses, e minhas espinhas desapareceram mesmo, TUDOOO. Só que ainda tinha um problema... minhas cicatrizes :( ,pois é, eu fiz peeling mais nao adiantou muito, minhas manchinhas eu nem tenho, agora eu só estou com aqueles BURAQUINHOS sabe e agora eu quero passar alguma pomada ou coisa assim pra tentar sumir, e vi o seu post... e queria saber se esse Ácido Retinóico vai adiantar, vc poderia me falar se vai dar certo pro meu rosto... desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thatiani, esse caso é bem mais complexo, talvez ele seja um bom aliado junto com demais produtos e procedimentos, afinal marca é algo difícil de se tratar, eu indico que você procure um bom médico e tenha um papo com ele abertamente, talvez ele lhe traga uma solução! Sorte menina!!!

      Excluir
  72. Oi, Edu! Como lhe falei, comecei a usar o Vitanol creme 0.025% (me inspirei em você haha), contudo não está ocorrendo exatamente NADA no meu rosto. Nem vermelhidão, nem irritação, descamação, ressecamento. Simplesmente NADA. Estou usando desde segunda, TODOS OS DIAS. Será que está agindo o produto? Tô pensando em aumentar para 0.5%. O que você recomendaria?

    ResponderExcluir
  73. As vezes sua pele é muito resistente ou o produto não foi bem feito, pode acontecer, acabe de usar o 0,025 e quando acabar veja se consegue ir para o 0,05, quem sabe né?

    ResponderExcluir
  74. Edu, minha preocupação mesmo é se não tiver fazendo efeito, né! Bom, percebo que minha pele está com a oleosidade mais controlada e que está um pouco lisinha (pode ser efeito do triactv tbm, sei lá), tá melhor do que antes. Tá funcionando como um bom hidratante, olha que absurdo! kkk Vou fazer o seguinte: se até o próximo pagamento (pq não dá pra ficar gastando dinheiro com cosmético toda hora rsrs) não ocorrer nenhum efeito, se a pele continuar a mesma coisa, vou usar o 0.05%. Não vou conseguir esperar acabar!
    Mais uma vez muito obrigado!

    ResponderExcluir
  75. Edu Marques,to adorando as dicas do seu blog,tá de parabéns!=D
    agora tenho uma dúvida,tenho uma pele oleosa,com espinhas,ms nao muitas,mas o ruim é que meu rosto tá ficando marcado.li seus posts sobre ácidos,achei super interessante,agora na sua opinião qual o melhor ácido para mim?o glicóico,salicilico ou retinóico?e apartir do momento que eu começar a ultilizar,posso usar maquiagem no dia a dia,ou tenho q suspender?abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gosta do Blog, para saber disso é preciso avaliar sua pele e tal, talvez um só, ou um conjunto de ácidos com outros procedimentos, nisso só um médico poderá te ajudar! Beijão! (sobre a maquiagem, não tem nada haver, basta vc remover tudo com um bom demaquilante e lavar a pele)

      Excluir
  76. Edu, sabe se podemos usar o ácido também no pescoço e na área dos olhos?

    ResponderExcluir
  77. Edu,eu to pensando em usar,o acido retinico,mais as materias acima fala muito q ele serve para manchas e etc...eu gostaria de saber se ele e bom para aparecimentos de linhas de expessao?pois tenho 26 anos,mais nunca usei nem um produto para linhas de expressao ou rugas.ele e bom para linhas de expressao?e qual o melhor para minha pele,pois tenho a pele oleosa!ogb...sdorei suas materias..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bom sim Ana, comece usando o 0,025% em creme, mesmo com a pele oleosa!

      Excluir
  78. Valeu!Edu..obg pela resposta..eu curtir seu face..muita cisa boa por la...muita dica e produtos q realmente pode nos ajudar mesmo...valeu..

    ResponderExcluir
  79. Valeu!Edu..obg pela resposta..eu curtir seu face..muita cisa boa por la...muita dica e produtos q realmente pode nos ajudar mesmo...valeu..

    ResponderExcluir
  80. Posso usar em estrias avermelhadas no bumbum ?

    ResponderExcluir
  81. começei a usar tem um mês, e ja tenho resultados incriveis, minha dermatologista, disse que tenho que usar pro resto da vida,. Ja conformei,. rsrsr.... a pele esta lisa, aveludada, livre de oliosidade. A dica é; use para o rosto todo, u~m grão de ervilha, ão contrário a pele fica avermelhada e descama. Poblemas que não tive, devido ão uso correto. protetor solar sempre!

    ResponderExcluir
  82. Olá Edu! Estou usando Vitanol A gel no rosto desde o dia 27. Tenho usado todos os dias, porém utilizando uma quantidade baixa (uma camada bem fina sobre as acnes).
    O meu queixo a as minha bochechas estão ressecadas. Li a posologia do remédio e o seu blog, entendo que seja normal mas as partes afetadas ardem quando eu reaplico produto. Não sei se o ardume é normal, estou um pouco receosa. Decidi dar uma parada de dois dias de aplicação na partes afetadas. Haveria problema se eu usasse algum outro produto, de preferencia da La Roche, para reidratar a área ressecada? Vai de encontro a química do Vitanol? Gosto muito da la Roche e quero usar o Hydraphase XL Legere!

    Att.

    Livia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilica! Dicas do titio blogueiro aqui (rsrsrsr): Sábado e domingo não use ele, apenas de segunda a sexta, antes de aplicá-lo, passe sempre um hidratante antes de sua preferencia, ai depois de uns 10 minuto vc vem e aplica o vitanol por cima uma fina camada, mesmo para quem tem pele oleosa eu não indico NUNCA o gel e sempre o creme q é mais agradável e ajuda um pouco na hidratação. Use sabonetes faciais mais leves tabm, para peles desidratadas e sensíveis, tem sabonetes para peles oleosas q são tbm com indicação a sensibilidade!

      Excluir
  83. Gente vendo tudo isso fico triste e alegre aomesmo tempo.....sofro de mais com esses problemas chamado MELASMA....como vc falou DUDU fiz um tempo atrás com A.R como vc falou ficou perfeita minha pele...é tudo de bom..tanto que pra mim foi o único que resolveu minhas manchas..claro junto com uns pileeng que fiz...mais ai engrevidei de novo, veio tudo a tona.La tô eu de novo lutando cmo essas manchas....mais ñ tive sucesso ainda devido ñ poder continuar o tratamento com a mesma Dra que fiz antes...por ter mudado de cidade...e os que tento aqui ñ querem me passar o A.R de novo...só uns tal de pileeng quimico que acho horrível agredi de mais a pele mais eles insiste...quando fio agora vendo un site tipo esse seu mais ñ me lembro o nome dela ela comentava sobre um tal de Dermamelan CARÍSSIMO...mais tô usando....vc já viu falar nesse? com isso tô esperando o resultado ...mais minha frustação é grande....agora tô tentando voltar com a mesma Dra do tempo que fiz A.R mesmo usando esse...mais vou tentar...brigada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor tratamento contra manchas hj no mercado mundial é o medicamento de 4% ou 5% de hidroquinona + cerca de 0,05 de tretinoína, isso tudo aliado a uma proteção solar reforçada!

      Excluir
  84. Gente vendo tudo isso fico triste e alegre aomesmo tempo.....sofro de mais com esses problemas chamado MELASMA....como vc falou DUDU fiz um tempo atrás com A.R como vc falou ficou perfeita minha pele...é tudo de bom..tanto que pra mim foi o único que resolveu minhas manchas..claro junto com uns pileeng que fiz...mais ai engrevidei de novo, veio tudo a tona.La tô eu de novo lutando cmo essas manchas....mais ñ tive sucesso ainda devido ñ poder continuar o tratamento com a mesma Dra que fiz antes...por ter mudado de cidade...e os que tento aqui ñ querem me passar o A.R de novo...só uns tal de pileeng quimico que acho horrível agredi de mais a pele mais eles insiste...quando fio agora vendo un site tipo esse seu mais ñ me lembro o nome dela ela comentava sobre um tal de Dermamelan CARÍSSIMO...mais tô usando....vc já viu falar nesse? com isso tô esperando o resultado ...mais minha frustação é grande....agora tô tentando voltar com a mesma Dra do tempo que fiz A.R mesmo usando esse...mais vou tentar...brigada....

    ResponderExcluir
  85. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  86. Oii Edu qeria tirar uma duvidas, sofro mto com acnes e de uns anos pra cá tah piorando elas deixaram furinhos na minha pele e minha dermato me receito Vitacid gel 0,029, dermodex e episol 30 gel, vc acha qe pode resolver o problemas dos furinhos no rosto ou diminuí-los pelo menos? ate agora não tive coragem de usar !!! Me ajude Por favor rsrsrssr Obg Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não, nossa, episol 30 gel é péssimo, eu corro de dermato q indica FPS da mantecorp

      Excluir
  87. Oii Edu qeria tirar uma duvidas, sofro mto com acnes e de uns anos pra cá tah piorando elas deixaram furinhos na minha pele e minha dermato me receito Vitacid gel 0,029, dermodex e episol 30 gel, vc acha qe pode resolver o problemas dos furinhos no rosto ou diminuí-los pelo menos? ate agora não tive coragem de usar !!! Me ajude Por favor rsrsrssr Obg Bjos

    ResponderExcluir
  88. Ácido retinóico é tudo. Todos os dias recebo elogios por minha pele. Eh preciso paciencia sim. Mas os resultados são fantásticos.

    ResponderExcluir
  89. Boa noite a todos.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo, Edu Marques, pelo seu blog e suas postagens. É gratificante ver quanto alguém sabe muito sobre um assunto e sente prazer em compartilhar este conhecimento. Parabéns pela inciativa!
    Eu tenho também algumas dúvidas sobre o uso do Vitanol-A tretinoíla (estou usando creme 0,025%) e acho que você pode me ajudar.
    Eu tenho 24 anos e nunca tive problema sério com acne na adolescência, só uma ou outra. Entretanto, agora adulta começaram aparecer algumas espinhas e elas estão deixando marcas (engraçado que é só na maçã do rosto. Então, A dermato me passou o Vitanol e estou usando a quase um mês. Entretanto, não estou vendo ainda resultados. Quanto tempo que demora mais ou menos? Outra coisa: os efeitos colaterais como vermelhidão, descamação que tomo mundo se queixa ,eu não senti absolutamente nada!! Será que não está fazendo efeito? Vocë acha que se eu trocasse de dosagem de 0,025 para 0,05mg os resultados acelerariam?
    Só mais uma coisa: o que você acha do peeling ? recomenda para o meu caso que é para tirar algumas manchas de acne? se a resposta for sim, vc recomenda alguma clínica que seja de confiança?
    Bom , agora chega de perguntas né? hehe...
    Quer dizer, só mais uma: você parece uma mina de conhecimento sobre a Tretinoíla. É esteticista ou profissional da saúde? Pergunto só por curiosidade , mesmo.
    Ótimo final de semana!!!
    bjus

    ResponderExcluir
  90. Olá Cidinha, obrigado pelos elogios, não sou profissional de beleza, apenas gosto de área. Sobre orientação, não ouso mais fazer isso, o legal é você conversar com seu dermato ou outro profissional. Um grande abraço e muita sorte com seu tratamento.

    ResponderExcluir
  91. Adorei seu blog !! Li todas as postagens sobre o ácido ( Vitanol A). Eu tenho a pele muito oleosa...manchadinha de acne e envelhecida. Já usei vitanol A creme e amei o resultado...agora to usando em gel e tb to amando. Ao contrário do que muita gente reclama..eu não sinto ardencia NENHUMA...só tenho uma leve vermelhidão no queixo e fica descamando um pouco o rosto todo..mas nada demais!! O problema maior é o filtro solar que mesmo livre de óleo deixa minha pele brihante (sum max 60 sem óleo).Minha dúvida é..mesmo usando o VITANOL A GEL posso substituir o filtro solar sum max pelo ADA TINA MATTE FPS 50???
    Beijosss
    Felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, eu até oriento que faça isso, o filtro da Ada Tina é incrivelmente melhor!

      Excluir
  92. nossa maravilhoso esse blog muito esclarecedor tenho a pele bem clara e sensivel e estou com umas manchas logo abaixo do olho e linhas d expressão tambem .. estou querendo usar o vitanol A mais como estava lendo ele deixa apele seca é meu unico medo pq minha pele ja é muito seca qnto aos ardores e vermelidão n tenho medo pq já fiz varios peeling vc acha q é indicado ou é melhor o acido glicolico bj parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  93. Celi, procure um médico e se oriente, o ácido Glicólico tem um efeito menor na pele.

    ResponderExcluir
  94. Edu pode esclarecer a minha duvida,este vitanol A ou o vitacida envelhece a pele,porque eu usei o acido retinóico com o hidroquinona eu sismei,pode ser porque fiquei com a pele bem clara,espero que me responda,tenha uma ótima tarde!

    ResponderExcluir
  95. Oi a pergunta é se usar estes produtos que contém o acido retinóico com hidroquinona pode envelhecer a pele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elza, desconheço que ácido + hidroquinona possa envelhecer a pele, lógico que vc deve sempre aplicar uma camada hiper fina e ter uma proteção solar eficiente! Abraços.

      Excluir
  96. EU USO SEMPRE O ACIDO RETINÓICO QUANDO AS MANCHAS SOMEM EU PARO UM BOM TEMPO,MAIS DEPOIS DE MESES ELAS VOLTAM A APARECER,PELO JEITO VOU TER QUE USAR O RESTO DA VIDA ESTES PRODUTOS,MAIS TENHO MEDO QUE ENVELHAÇA A PELE MAIS RÁPIDO,EU VOU FAZER 44 ANOS ,TENHA UMA BOA TARDE E OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naõ envelhece não Elza, basta vc aplicar uma camada bem fininha e as vezes dar um ou dois dias de descanso para a pele!

      Excluir
  97. Seu comentário foi muito bacana e esclarecedor. Tinha algumas dúvidas quanto aos dias de uso. Estou no 2ºdia, porém vou seguir sua indicação para evitar que me incomode. Já que não há pressa rsrsrs
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  98. Ola pessoas , ja usei esse vitanol mais parei o tratamento e gostaria de saber se eu voltar a usar vai ter o mesmo resultado ou se pelo menos vai ter resultado

    ResponderExcluir
  99. Flavia, também parei por muitos meses, mas voltei a usar uma concentração menor de 0,025 em creme e nunca mais deu problema, passo uma camadinha bem fininha e as vezes por cima de algum creme noturno, maravilhoso!

    ResponderExcluir
  100. Olá,


    Não entendo muita coisa de cosméticos, uso somente tonico e hidratante da nivea visage mas já tenho 26 anos e preciso urgente cuidar melhor da minha pele.

    Vou comprar um hidratante anti-idade (estou em dúvida entre La Roche-Posay Redermic + ou Improve C 20)

    Mas decidi tbm começar a usar o vitanol, minha dúvida é sobre quais produtos posso usar juntamente com o acido.

    Vi que tenho que usar um hidratante e um protetor, poderia usar um desses 2 cremes (Redermic + ou Improve C 2) como hidratante de manhã e anoite, juntamente com o acido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Lu, apesar da Vit. C ser um ácido, ela não tem efeitos colaterais consideráveis, só se vc for alérgica!

      Excluir
  101. São tantos dermocosméticos que vocês mencionam que vira a cabeça de qualquer um!
    Pode citar um basicão ai, tipo, o que usar: acido retinóico, protetor solar, adstrigente...
    Pode citar também como vocês usam, tipo, de manhã: lavo o rosto... hidratante... protetor solar; noite: lavo o rosto... hidratante... acido retinóico...
    Uma pergunta: acidó retinóico é o mesmo que tretinoína?
    E... você citou no post um acidó retinoico em gel, mais recomenda a muitos em creme, então porque no post não citou um em creme?, pode citar algum?
    desculpa tantas perguntas, é que estou pesquisando muito para comprar tudo direitinho, por enquanto só resolvi comprar o protetor solar Bioré Milk, que nas minhas conclusões é um dos melhores hoje em dia no mercado, valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, sugiro que releia mais uma vez o texto, pois a maioria de suas perguntas e abordagens estão respondida claramente no texto! Um abraço.

      Excluir
  102. Esse post foi criado em 2011, você sabe se hoje em dia existe algum composto, ou tratamento melhor que a tretinoína?
    Só para constar, seu blog esta sendo minha salvação para muitas dúvidas que não encontrava!

    ResponderExcluir
  103. Diiogo, na verdade existem tratamentos mais potentes contra a acne, com combinações de princípios fortes e que muito das vezes misturam a tretinoína a fórmula. Porém sobre a ação anti rugas, muito tem se descoberto e novos cremes realmente bons tem saído no mercado, mas a longo prazo (cerca de 6 meses á um ano), só a tretinoína consegue de fato reverter rugas e firmeza da pele de forma primorosa já a décadas.

    ResponderExcluir
  104. Edu, posso continuar usando o meu protetor Anthelios Fluide Extreme da La Roche ou vai arder muito? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende Annalís, eu acredito que os filtros da la Roche não vão arder, mas existem alguns que são horríveis com o ácido, os da marca Mantecorp quase matam a pele de tanto arder!

      Excluir
    2. Vou testar e depois te conto. Obrigada pela atenção, amado! =)

      Excluir
  105. Muito bom!!! e o melhor de tudo matéria super divertida!!!! adorei!

    ResponderExcluir
  106. Muito bom!!! e o melhor de tudo matéria super divertida!!!! adorei!

    ResponderExcluir
  107. Olá Edu.
    Estou usando o Vitanol A em gel, e passo ele a noite, quando acordo meu rosto está super vermelho, mas ai depois passa, e também quando vou aplicar o gel, arde bastante e quando vou passa alguma outra coisa, um hidratante e até o protetor arde um pouco também, com você também aconteceu isso?
    BeeeijO..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, é justamente por isso que eu falo sobre o em gel no texto, releia com atenção e verá que falo sobre esse problema grave, só uso o creme!

      Excluir
  108. Adorei seu texto, muito esclarecedor...Parabéns!!
    Estou usando o Vitanol A 0,025 creme a um mês, juntamente com o Blancy em dias alternados, estou amando realmente muito bom os dois produtos...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  109. adorei!!!!
    eu gostaria de saber que tipo de sabonete se deve usar para retirar o produto

    eu uso um da neutrogena mas contem acido salicilico ( é para controle de acne )
    acho que durante esse tratamento não deveria usar né?

    queria que tu me indicasse um sabonete apenas para limpeza da pele ( que não fosse mt caro rs )

    obrigadaaaaa desde já :))

    ResponderExcluir
  110. Raphaela, existem as barras que são mais baratas, a La Roche e Avène possuem em sua gama sabonetes para peles secas e sensíveis. Mas existem uma infinidade disso no mercado!

    ResponderExcluir
  111. Oi Edu!

    Muito legal mesmo seu post, só não consegui ler todos os comentários... heheh.. então se eu fizer uma pergunta repetida, foi mal tá? hehe
    Então, eu queria de saber se vc acha de boa uma pessoa que tem pele oliosa e com poucas manchas de espinhas começar a usar o produto sem prescrição da dermato? Pensei em usar 1 vez por semana só, o da menor concentração, pra não ter tanto efeito colateral. só até eu tirar essas manchinhas... acha uma boa?

    já agradeço a enorme atenção ai!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Tássia, vc me coloca numa parede perigosa, kkk, eu indico sempre vc procurar um médico, eu sinceramente não uso com uma orientação regulado de dermato, mas eu sou eu né? kkk, Vá a um médico, seja feliz!!!

      Excluir
    2. Pois é, né... tá certo, valeu pelas dicas em seu blog, é muito bom mesmo! Me ajudou bastante! Tudo de bom pra você aí, beijos!!

      Excluir
  112. OI Edu...Sou a Cristiane...de Presidente-Prudente-sp,tenho 42 anos e Já uns 5 meses comecei usando o 0,25% e minha pele esta muito fofaaa,(mas quero muito mais rs..) mas uso o produto 4 vezes por semana, e hj vou comprar o 0,50%, estou usando o protetor solar da Episol 30 e uma versão cor da pele(beje claro para o rosto)isso quando eu saio, e para lavar o rosto pela manhã uso Renew gel de limpeza e tenho um hidratante da mesma marca para o rosto tbém. Nossa Edu, li o seu post a uns meses atras quando comprei o primeiro tubo, muito perfeito, agradeço pelas preciosas dicas aqui e me orientei nelas,vc convenceu e te agradeço muito..muito meu amigo, indiquei o produto para minhas amigas mas nem todas perseveram como eu,(não sabem o que estão perdendo) rsrs..minha irmã está firme tbém..ela tem 45 e esta linda...o tempo não pára, mas porque não caminhar com ele sempre linda e iluminada não é mesmo??...bjos e fique com Deus..obrigada mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Cristiane, quase chorei lendo seu comentário, lindo mesmo, fico grato! Mas os reais efeitos só se dão depois dos 6 meses, ou seja, a tendencia é ficar ainda melhor! Arrasa!!!!!!!

      Excluir
  113. Edu, iniciei meu tratamento com tretinoína há uma semana (primeiro tratei uma dermatite de contacto) e já notei meus comedões abertos e fechados muito mais evidentes, no entanto até agora minha pele não está nem um pouco irritada, sem descamação, ardor... nada! Amigo isso é normal? Há tantas possíveis reaçòes adversas... Ou será que minha pele realmente responde de maneira positiva ao ácido retinóico? Obs: já usei ácido glicólico, salicílico e ascorbico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, parabéns, kk, têm muita gente que de fato não passa por esses efeitos iniciais por incrível que parece! Arrasa e continue a se tratar!

      Excluir
  114. oi! estou usando vitanol e gostaria de usar Driclor (cloreto de alumínio e alcool), pq suo mto, pode usar cada dia um?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, infelizmente eu não entendo sobre isso, procure seu médico!

      Excluir
  115. Excelente post, super esclarecedor, estou usando há 1 semana e já vejo resultados, é simplesmente incrível o poder desse ácido haha! Abraços.

    ResponderExcluir
  116. Oi Edu, tudo bem?

    Adorei os comentários, sanaram muitas dúvidas. Parabéns pela prestação e obrigada por ajudar a mim e à tantas pessoas.

    Eu estou usando pelo 3 dia pois minha pele tem algumas manchas e para combater acnes, estou com o rosto todo ardendo, enrrugado, ressecado, vermelho e descamando. Dói muito mesmo. imensa vontade de parar de usar. Meu dermato pediu para eu usar todas as noites e de dia usar um protetor ( feito em farmárcia de manipulação) e lavar com um sabonete(feito em farmárcia de manipulação) 3 vezes ao dia.

    À pedido do dermato, devo usar todas as noites, mas está machucando muito. Você acha uma boa eu intercalar noite sim noite não. Só tenho uma nova consulta daqui 1 mês.

    Beijos, Soraia

    ResponderExcluir
  117. eu estou usando o acido retinoico a um mes mais minha pele não descamo eu estou com muito espinha e cravo a pele esta sencivel isso é nomal e um pouco vermelha eu estou usando por que tenho manchas e por ter pequenas rugas me responda por favor se é normal a pele não descamar minha preocupação só é essa o resto eu aguento sei que é normal

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!