quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O Fantástico Cold Cream Gel de Limpeza da Avène, Mas o que é Cold Cream?

Olá pessoas vaidosas. Limpar a pele é fácil, difícil mesmo é limpar com perfeição, ao ponto de tirar maquiagem e ainda deixar a pele sem óleo algum e extremamente hidratada, clara e aveludada (Milagre?). Não quero dizer muito na introdução, mas gostaria imensamente que continuassem a leitura para ver sobre este extraordinário produto e formula milenar.


Descrição: O Avène Cold Cream Gel de limpeza não tem sabão nem perfume, o Cold Cream tem pH adaptado ao da pele e com base lavante muito suave, permite uma higiene diária sem agredir a pele. O produto tem uma textura muito suave e emoliente, deixa a pele macia e protegida. A textura cremosa do Cold Cream emulsionada na água desenvolve uma espuma muito suave. O gel de limpeza rosto e corpo limpa a pele com suavidade e a protege das agressões. Ele apresenta na sua composição um agente nutritivo e protetor, água termal Avène, com ação calmante e anti-irritante e uma base lavante suave (sem sabão). O Avène Cold Cream Gel de limpeza é hipoalergénico, não comedogênico.

Porque utilizar Avène Cold Cream: Cuidados para as peles secas e muito secas? A pele pode secar abruptamente com o vento, o frio e o sol, tornando-se áspera e perdendo a sua elasticidade. Esta situação deve-se a um filme hidrolipídico deficiente, tornando-se incapaz de exercer a sua função de barreira contra as agressões exteriores. O Avène Cold Cream foi elaborado a partir de uma fórmula tradicional da Farmacopeia Francesa e deu origem a uma gama de produtos que protegem, amaciam e nutrem a pele e ainda suavizam as irritações. O Cold Cream está indicado para as peles sensíveis secas e muito secas do bebé, da criança e do adulto.

O que é Cold Cream: Antes de qualquer coisa, vamos antes saber o que é Cold Cream, vou tentar dar uma ideia geral, sem colocar composições  prováveis porcentagens de princípios e etc.

Cold Cream, ou "Creme frio" é uma emulsão de água e de certas gorduras, geralmente incluindo cera de abelha e agentes aromaticos diferentes, concebido para suavizar a pele e remover a maquiagem. O nome deriva do sentimento de refrigeração que o creme deixa na pele. Variações do produto têm sido usados por quase dois mil anos. A invenção do creme frio é creditada a Galeno, o famoso médico no segundo século da Grécia.

Veja um poema 1.814 creditado ao "Dr. Russell" dá o seguinte relato dos benefícios atribuídos ao cold cream naquele dia:

"WHEN a pot of cold cream to Eliza you send,
You with words to this purpose your present commend;
Whoe'er with this cream shall her countenance smear,
All redness and roughness will strait disappear,
And the skin to a wonder be charmingly clear;
If pimples arise, this will take them away;
If the small-pox should mark you, those marks will decay;
If wrinkled through age, or bad dawbing the face is,
'Twill be smooth in a trice, as the best Venice glass is;
All this, and much more (could I spare time to write it,
Or my pen go as fast, as your lips would indite it)
You affirm of your cream: and I would not abuse it,
But pray tell me one thing—Do you yourself use it?"

-Dr. Russell, a uma senhora: em imitação do Epigram trigésimo quinto livro do Marciais. 


Cold Cream de Galeno foi baseada em cera de abelha e água, contendo também azeite de oliva e pétalas de rosa para maior maciez e aroma, respectivamente. Diferenças significativas na fórmula foram estabelecidas há séculos. Espermacete de baleias foi utilizado já em 1780, contribuindo para a caça brutal destes animais. Esta conta refere-se a 1857.

A fórmula moderna para o creme frio tornou-se uma coisa completamente diferente ao que é dado nas obras de Galeno, no ponto de odor e de qualidade, embora substancialmente o mesmo, a gordura e água. Em perfumarias existem vários tipos de cold cream, distinguidos pelo seu cheiro, como o de cânfora, amêndoa, violeta, rosas dentre outros. Cold Cream agora substitui o azeite com óleo mineral ou outros óleos, que são mais lentos para estragar, assim como o álcool , glicerina e lanolina. A partir de 1970, o óleo de jojoba tornou-se um ingrediente comum, outro comum ingrediente na composição moderno é borax, que é também responsável pela brancura do creme. Marcas no mundo inteiro comercializam Cold Cream até hoje.

Ao longo dos séculos, novos usos foram encontrados para o produto, como amaciar a pele após queimaduras solares, para limpeza, para aliviar as rachaduras e secura da pele e hidratação. Mais detalhes da composição Cold Cream, clique aqui.


Minhas Impressões: Nem sei o que dizer, estou apaixonado, como foi incrível conhecer este produto, já suspendi ele e fui usar outros, mas tirava ele da gaveta e voltava em poucos dias, ele é incrível, a começar pelo preço que é bastante justo, no Brasil, a versão vendida de 250 ml é encontrada por cerca de R$ 33,00 e vem em uma grande bisnaga fácil de usar, na Europa existe também a versão de 400 ml (imagem ao lado), que custa aproximadamente o mesmo valor pago aqui pelos 250 ml. 

A descrição diz que ele faz espuma, digo que não faz de jeito nenhum, nem se aproxima disso, muito menos se parece com um gel, eu o descreveria como um creme grosso, muito denso que se espalha facilmente na pele úmida, é a mesma coisa que pegar um creme hidratante e passar na pele, com a única diferença que o Cold da Avène não será absorvido, uma verdadeira delícia, parece que ao passar as mãos no movimento de limpar a face, você na verdade está é passando um creme untuoso com água, e o melhor, assim que escorre água ele sai facilmente, deixando o rosto muito hidratado (hidratado até de mais para um sabonete líquido) e ao mesmo tempo seco, sem óleo algum, extremamente limpo (paradoxo?).


Já a questão de remover maquiagem não posso dizer, se bem que fiquei tentado em passar uns batons, lápis e bases na mão e fazer o teste, mas a maninha provavelmente iria descobrir e me matar depois, mas já ouvi a minha amiga dos Blogs da vida, Tah Favreto, estudante de medicina e futura dermatologista, afirmar que ela usa Cold como sabonete e demaquilante e cumpre com excelência a limpeza, inclusive só comprei por indicação dela. A partir de agora só quero limpadores untuosos, existem outras marcas que conheço que possuem esse tipo de textura extremamente cremosa, como o Extra Mild da Clinique e alguns da linha Renew da Avon ( 60 +, 45+ e etc), todos esses citados já tive o prazer de usar e gostei de mais, principalmente os da Avon (baratinhos).


Tem um cheiro muito bom que lembra rosas, mas é tão fraca a fragrância, que só mesmo pondo o nariz bem perto para sentir, e mesmo minha pele sendo normal á seca, tem algumas partes bem oleosas e algumas épocas de muito brilho devido ao calor e cremes que passo (Ninguém merece a Mix do meu rosto e o clima infernal quente de Goiânia), o Cold Cream da Avène deixa meu rosto branco de tão limpo, aveludado e mais elástico, sem arder, sem repuxar, pelo contrário, ajuda a proteger minha pele, sinto que após o banho além de limpa ela está mais protegida, suave, passo algodão com Tônico e o chumaço sai branquinho, sem nada, e o melhor, todos que usam ácido retinóico sabe da sensibilidade que a pele fica e as possíveis vermelhidões e descamação, principalmente após limpar a pele e se enxugar, mas esse limpador foi quase que um remédio neste sentido. 

Outros pontos positivos que gostaria de destacar é o alto nível de água termal que o produto possui, cerca de 38%, e para quem não sabe os mil e um benefícios desta água, sugiro que leia o post Définitives EAU THERMALE, Mega Post Sobre Água Termal, outro observação é que ele limpa até mesmo os cremes mais grudentos, com alto poder de fixação e filtro solares mais físicos, já que esses são mais difíceis de sair e podem deixar literalmente restos no rosto, outra coisa é o quanto minhas espinhas e cravos diminuirão, e eu não sou a primeira pessoa a declarar isso na blogosfera, mas quanto menos eu uso produtos específicos para pele acneica, e passo a usar produtos mais leves, mas meu rosto fica livre de acnes e consequente mais bonita.


Eu arriscaria dizer que até mesmo as peles oleosas iriam gostar, tenho gostado de praticamente tudo que tenho adquirido da Avène (últimas compras foto ao lado mil dividas), e pelo que já li, o sabonete preferido de quem tem pele oleosa também é da Avène, o famoso Cleanance Gel, minha ultima compra adquiri mais alguns produtos da marca que ainda terei o prazer de resenhar no Blog. Lembrem-se, talvez vocês não achem isso tudo que eu falei, afinal trata-se de uma resenha, infelizmente é necessário gastar dinheiro e fazer o teste, é errando que se encontra o certo, se de tudo você não gostar, mesmo assim terá um ótimo sabonete corporal, já que ele também é indicado para o corpo, apesar de não usá-lo para essa finalidade (sou pobre), enfim, eu amei, deu pra perceber pelo meu entusiasmo, mas é porque eu tenho prazer de falar de produtos que superam o que eu defino como bom e me surpreendem. 

Para quem se interessar, já resenhei sobre Cold Cream Pain em Barra da Avène e tamém sobre Água Termal da Avène.

15 comentários :

  1. Já devo estar na quinta embalagem desse gel de limpeza. =)

    Ele retira até a minha máscara de cílios mais difícil de tirar (The Colossal à prova d'água) e um dos meus filtros asiáticos que seca e não sai por nada nesse mundo, só com ele. Incrível!

    Não conheço nenhum sabonete tão maravilhoso assim.

    Adorei o post, Edu!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Valeu Tássia, e obrigado vc pela sugestão!

    ResponderExcluir
  3. Ual, se for a metade do que disse é perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Td que precisava saber. Hoje quase que comprei, mas queria maiores informações e graças a vc, consegui.

    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Edu,

    Sou muito grata a você por ter me apresentado esse produto, eu estava desesperada para achar um produto que dispensasse o demaquilante porque eu tenho a pele MUITO sensível e esse produto é perfeito, alem de que o fato dele não agredir a pele tambem diminuiu o aparecimento de acnes no meu rosto.

    Gente esse produto é mesmo tudo isso que o Edu falou.

    Agora compreendo a vontade dele de dizer para todo mundo como esse produto é excelente!

    Edu como você usa o seu?

    Você não faz tipo espuminha na mão não né?

    Eu passo ele no rosto molhado e vou massageando.
    Dá vontade de gritar pro mundo ouvir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK, não, só espalho ele na mão e massageio também! Ele é perfeito! Que bom que gostou, me diz sobre os outros depois! Fiquei feliz!

      Excluir
  6. Edu,

    O Ada Tina me decepcionou, não ficou mate, e não reduziu aparencia dos poros, eu apostava que iria amar esse protetor, será que é porque é fps 50?

    O Cleanence tambem não é tão sequinho não, tem um cheiro muito gostoso deixa o rosto um pouquinho branco.

    Nenhum dos dois desbacaram o Sundaw facil fps 30.

    Importante lembrar que usei poucas vezes os produtos e minha opinião pode mudar se eu usar direto.

    Tambem saliento que os produtos são bons e que valem a pena experimentar quem não usou ainda, porque eles são confortaveis na pele e não são sebosos como o Anthelios Ac.

    Eu não detestei nenhum dos dois, apenas não sei se quando acabarem vou comprar de novo.

    Minhas próximas apostas vão ser:

    Gel color Heliocare fps 50 e Anthelios AE fps 50

    O Sundaw fps 30 é para usar em casa, preciso me acertar com um fps 50 para usar quando for sair de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que pena, adoro o ADA TINA, kkkk, amo na verdade, acho mais sequinho e matificante sim,mas pele é pele né!

      Excluir
  7. ola quanto tempo dura esse produto usando só no rosto ?

    ResponderExcluir
  8. ola quanto tempo dura esse produto usando só no rosto ?

    ResponderExcluir
  9. Edu, ele seria então para pele seca né? bjs

    ResponderExcluir
  10. Compei por causa de sua resenha! To com o rosto sensivel por conta dos acidos e amei.
    Mas o meu é de 100ml e tem a tampinha meio laranja será que é diferente? Ele ate que fez espuma e ardeu um pouco os meus olhos, mas deixou a pele macia e lisinha. <3

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!